quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Senado aprova anistia a bombeiros do Rio que tomaram quartel

Proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
Bombeiros foram detidos no começo de junho após ato por aumento salarial.

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (11) projeto de lei do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) que anistia de infrações previstas no Código Penal Militar e no Código Penal os bombeiros do Rio de Janeiro que participaram do movimento para reivindicar melhores salários no começo de junho.
A proposta segue para análise da Câmara dos Deputados. Se aprovada pelos deputados, a proposta vai à sanção presidencial.
Em 22 de junho, a proposta foi aprovada em carater terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas um recurso determinou que o tema fosse votado também em plenário.
PM invade quartel tomado por bombeiros no Rio (Foto: Rodrigo Vianna / G1) 
Imagem de junho mostra PM invadir quartel tomado
por bombeiros no Rio (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
 
No dia 4 de junho, 439 bombeitos foram presos após ocuparem o quartel central do Corpo de Bombeiros do Rio. Em 10 de junho, um grupo de deputados federais conseguiu habeas corpus que autorizou a liberação dos bombeiros. A anistia administrativa foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio.
A Câmara também aprovou projeto semelhante em 30 de junho na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter terminativo, mas foi apresentado recurso e o tema irá à plenário. O texto aprovado na Câmara inclui os bombeiros do Rio na anistia concedida pela lei 12.191/2010, a policiais e bombeiros militares de oito estados (RN, BA, RR, TO, PE, MT, CE, SC) e Distrito Federal, punidos por participar de movimentos reivindicatórios por melhorias de salários entre 1997 e 2010. O projeto ainda precisa ir ao Senado.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário