Há mais de uma semana três elementos aterrorizavam nativos e turistas que seguiam de ônibus coletivo para as praias do Sul de Ilhéus. Dessa vez a história teve um desfecho diferente, graças à atitude heróica de uma pessoa que percebeu uma movimentação estranha dentro de um ônibus que seguia para Olivença e resolveu informar a Central de Rádio Patrulha da Polícia Militar de Ilhéus, que de imediato acionou as viaturas da 69ª CIPM e RONDESP. Prontamente as viaturas empreenderam diligência na busca do ônibus suspeito que foi alcançado nas imediações do parque de exposições, local onde os contumazes assaltantes desembarcavam e adentravam a mata para empreender fuga, após os assaltos.
Quando as guarnições alcançaram o ônibus os passageiros estavam apreensivos e assustados, pois os assaltantes “tocaram o maior terror”, não respeitaram turistas nem nativos, pais ou mães de família, adultos ou crianças, sequer respeitaram os idosos que estavam no ônibus, dirigindo-se a eles com palavrões e chamando a todos de vagabundos, vejam que ironia, chegou o dia em que o marginal chama o trabalhador de vagabundo.
Após promover o arrastão entre os passageiros e assaltar a cobradora do ônibus os elementos apontaram a arma para o motorista e disseram para ele seguir e não parar em ponto algum, a não ser no ponto próximo ao parque de operações onde eles sempre desciam após fazer assaltos para empreender fuga. Mas graças à ação rápida, corajosa e eficaz dos policias do PETO 69 e da RONDESP, que não expôs nenhum passageiro a situação de perigo, os elementos foram abordados e presos, com eles foi encontrada a res furtiva, dinheiro, relógios jóias e uma “máquina de fazer defunto”, revólver calibre 32 com seis cartuchos intactos, após questionar os elementos sobre outros assaltos que ocorreram durante a última semana nas imediações eles assumiram a autoria, inclusive do assalto de um Notebook ocorrido em uma cabana de praia nas proximidades.
Considerando que os policiais tinham informações de que nos outros assaltos havia mais uma arma, as guarnições prosseguiram com a diligência no Bairro Nossa Senhora das vitórias, onde todos os elementos moram e encontraram outra “máquina de fazer defunto”, agora uma pistola calibre 6.35. Todo o material apreendido foi apresentado na delegacia juntamente com os elementos de nome Zaqueu Costa dos Santos, vulgo “Bruxa” (19 anos), preso na companhia dos adolescentes L.S.O. (15 anos) e S.C.S. (16 anos). Após diligência foram todos conduzidos à delegacia que ficou lotada de passageiros para serem ouvidos por terem sido vítimas dessa quadrilha de assalto a ônibus que não resistiu à ação conjunta do PETO 69 e da RONDESP. A população ilheense e os turistas agradecem a esses bravos policiais que todos os dias arriscam suas vidas para garantir os direitos dos cidadãos. Parabéns policiais militares, graças a vocês Ilhéus ainda é um lugar seguro para se viver ou passear.
Por Augusto Júnior
Parabéns a todos os verdadeiros operadores de segurança publica. Estes são os verdadeiros homens honrados que se ariscam pela sociedade, apesar de quase sempre não receberem o devido reconhecimento. Querem saber como é ? entre para a policia...
ResponderExcluir