domingo, 27 de maio de 2012

Wagner é governador brasileiro que mais viaja ao exterior, diz jornal


Governador baiano esteve fora do país por 78 dias em seu segundo mandato



O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), é o que mais viaja entre as autoridades máximas de 15 estados, segundo levantamento feito pelo jornal O Globo. Ao todo, considerando o menos de um ano e meio de mandato desde 2011, os 15 governadores pesquisados somam mais 370 dias fora do país em viagens oficiais - ou seja, pagas com recursos públicos.
Desde janeiro de 2011, quando começou seu segundo mandato, Wagner passou 78 dias no exterior, em 14 missões oficiais. Isso dá quase uma viagem por mês, em média. O governador baiano tem mais do que o dobro de dias fora do país do que os segundos colocados na pesquisa, os governadores de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), e do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que têm 35 dias de viagem para fora do país cada. Atualmente, o governador da Bahia está em viagem nos Estados Unidos.
Em quarto lugar está o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), que ficou 34 dias fora do país. Aparece em seguida o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que teve 29 dias fora. O de Goias, Marconi Perillo (PSDB), vem em seguida, com 28 dias.


Comitivas
O jornal também fez um ranking com as comitivas que mais custaram aos cofres de seus estados nas viagens. A lista é liderada por Minas Gerais (R$ 687 mil), seguido pelo Rio. Depois aparece a Bahia - as 14 missões oficiais de Wagner custaram aos cofres públicos R$ 285 mil.

Os dados da reportagem de O Globo são dos governos - o jornal pediu aos 26 estados e Distrito Federal informações sobre as viagens internacionais dos governadores. Só ES, RN, GO, TO, SP, RS, MG, BA, PR, SC, RJ, SE, PA, AM e MA enviaram os dados pedidos. Dos governos que não responderam às questões, pelo menos oito viajaram para o exterior, aponta a matéria - CE, DF, MT, PE, AL, AC, PB, PI. Somente Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, declarou não ter feito viagens internacionais.
A primeira viagem de Wagner em 2011 foi para a França, na ocasião do Grand Slam do Judô - na ocasião, o governo informou que foi acertada a realização na Bahia do campeonato mundial do esporte em 2012. Wagner voltou ao país para divulgar o cacau baiano na 16ª Edição do Salon du Chocolate. Ele também viajou à China para reuniões com a JAC motors, que instalou uma fábrica na Bahia.
O principal destino dos governadores nestes 17 meses analisados foi a Europa. Wagner foi um dos três únicos governadores a visitar a China. O país que mais recebeu missões oficiais de governadores brasileiros foi a França - foram sete. Só o governador da Bahia esteve no país por duas vezes no atual mandato.

Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário