quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Construtora abandona aterro do Itariri alegando falta de pagamento do estado


Ilhéus acaba de sofrer mais um retrocesso. A Construtora Itatiaia, contratada pela Conder para as obras de requalificação para transformar o lixão do Itariri em aterro sanitário abandonou o canteiros de obras. O motivo teria sido a falta de pagamento das medições, que acumula cinco meses. Com isso, nesta terça-feira (27) a empresa já mandou embora os caminhões que trabalhavam no local e está prevista para esta quarta-feira (28) a retirada de todo o acampamento.
Apesar do alto investimento feito pelo Governo do Estado – através da Conder – no lixão do Itariri, diversos entraves paralisavam constantemente a obra. As dificuldades, segundo fontes ouvidas peloJornal Bahia Online, eram causadas por diversos motivos, desde a administração dos contratos até mesmo a falta de pagamento, o que teria motivado a saída da Construtora Itatiaia.
Esses desencontros motivou recentemente o envio de ofício pelo prefeito Newton Lima ao presidente da Conder, solicitando esclarecimentos sobre a administração do a execução do Convênio 018/08, firmado entre o Município de Ilhéus e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o Município de Uruçuca.

No ofício o prefeito ressalta a necessidade de examinar exaustivamente o convênio, no sentido de delinear as competências e atribuições de cada uma das partes envolvidas no compromisso firmado entre as instituições acima citadas, para a recuperação do Aterro do Itariri, no sentido de definir obrigações e competências. Outra cobrança de Ilhéus é quanto à utilização do aterro pelo município de Uruçuca, que dispende nenhum recurso, embora despeje todo o lixo no local.
Ainda no documento, o prefeito diz que Ilhéus não pode ficar com a responsabilidade total do aterro e nem deve ser alvo de constantes pressões da Conder, no que se refere à obra do aterro. Por isso solicitou que o Setor Jurídico e técnicos competentes da área de Resíduos Sólidos da Conder elucidem se as responsabilidades são compartilhadas. O ofício foi enviado no início da segunda quinzena de outubro e até agora não mereceu resposta da Conder.

AGRAVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário