sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Muamar Kadafi Ditador da Líbia foi capturado e morto nesta quinta-feira, 20, em Sirte, sua cidade natal.


Rebeldes comemoram captura de ex-líder da Líbia Muamar Kadafi - Reuters TV
Reuters TV

Muamar Kadafi assumiu o poder na Líbia após golpe militar em 1969. Coronel, então com 27 anos, ele depôs a monarquia e implantou a ditadura no país. Kadafi nacionalizou boa parte das atividades econômicas do país, entre elas a extração de petróleo. Após anos de repressões e relações internacionais tensas, têm início manifestações contrárias ao regime militar.

Embalados pelos protestos que se espalham por diversas regiões árabes em 2011, manifestatantes tomaram as ruas da Líbia, em ação contrária à prisão de Fathi Terbil, advogado e ativista dos direitos humanos responsável por ações jurídicas de um grupo de famílias de prisioneiros mortos no Massacre de Abu Salim, em 1996. Desde fevereiro, protestos se espalham no país e pedem a saída de Kadafi do poder.

Em razão dos conflitos, apesar da sangrenta reação das forças pró-Kadafi, o ditador perdeu o controle de boa parte do país. Desde então, teve início uma busca ao ex-líder. Em outubro, o Conselho Nacional de Transição anunciou a captura - e depois a morte - de Kadafi. Poucos momentos depois, uma multidão ocupou as ruas de Trípoli, capital líbia, para comemorar o que simbolizaria o fim do governo mais longo tanto na África quanto no mundo árabe.

Fonte: estadão.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário