quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ação rápida e eficaz da PM no presídio de Ilhéus evita número maior de mortes

Essa matéria contém vídeos e fotos com imagens chocantes, casa não esteja preparado(a) para assistir não leia a matéria. Veja as fotos e os vídeos no final

Conforme noticiamos em primeira mão o homicídio que ocorreu no presídio Ariston Cardoso em Ilhéus, hoje pela manhã, retornamos com fotos exclusivas e um vídeo que ajuda a entender o ocorrido e como numa ação eficaz a polícia impediu que ao invés de dois fosse apenas um homicídio.
Marival Souza Santos Junior, 27 anos, vulgo “Babalú”, foi sumariamente executado a pedradas,
no presídio de Ilhéus nessa manhã, é alei de talião impera no meio carcerário. Segundo alguns blogs divulgaram a direção do presídio não soube dizer quem teria cometido o referido crime e certamente não poderá dizer, haja vista que aparentemente esse crime foi cometido por várias pessoas tomadas de ódio, devido à vida pregressa do detento. Certamente a ordem para o cometimento do crime veio de fora do presídio, o que não pode ser afirmado de forma contundente.
Por vários motivos será difícil o diretor do presídio encontrar os culpados (e essa responsabilidade nem é dele e sim da Polícia Civil), destacamos apenas dois motivos, primeiro pelo crime ter características de um crime multitudinário ou mesmo por conta das leis próprias que imperam no sistema carcerário, como a lei do silêncio. Se você presenciasse um crime como esse, você diria quem o cometeu sabendo que voltaria para lá?

Histórico dos fatos
Babalú foi preso no último domingo, nas praias de Serra Grande, ele estava com armas e na companhia de dois menores, tinha mandado de prisão em aberto da comarca de Ilhéus, por isso justifica-se o fato dele estar preso aqui. Babalú tinha uma ficha criminal quilométrica, com várias passagens por tráfico de drogas e homicídios, posse ilegal de arma dentre outros.
O finado tinha vários desafetos na cidade de Itabuna por conta das constantes disputas por pontos de venda de drogas. O fato ocorreu no dia em que os agentes penitenciários faziam a revista das celas com apoio da Polícia Militar, para evitar o tráfico de drogas dentro do Presídio. Não se sabe ainda porque esse foi o momento escolhido para a execução do ato criminoso, haja vista que do lado de fora das celas estavam presentes vários policiais da RONDESP, CIPE-Cacaueira e PETO 70ª CIPM, prontos para entrarem em ação caso fosse necessário.
Quando o policial da guarda do presido informou que um preso estaria sendo espancado, de imediato e sob o comando do Cap. Ferreira, juntamente com os demais oficiais presentes, de forma técnica e tática invadiram o local em que o crime ocorria. A Invasão, diga-se de passagem, foi exitosa, mesmo não tendo impedido a morte de Babalú, mas impediu a morte de outro elemento, bem como impediu qualquer tentativa de rebelião ou fuga em massa. Faço questão de dar destaque a essa brilhante invasão, na qual foi utilizada apenas armas não letais como bala de borracha e armas químicas, pois alem de evitar outro homicídio a polícia garantiu a integridade física de todos os detentos, os que estavam ou não envolvidos no crime. Certamente se ao invadir, tivesse ocorrido algo minimamente parecido como o que ocorreu no Carandiru ou se apenas um detendo sofresse alguma agressão isso teria sido noticiado nos maiores meios de comunicação do país, como a ação da policia foi eficaz pouco se fala, desses profissionais que vão aonde ninguém quer ir, nos depósitos do que a sociedade ver como escória, como dejetos humanos, excrementos. Por isso digo e repito: PARABÉNS a cada policial que colocou a sua vida em risco para proteger pessoas que nem conhecem e que tem dívidas com a sociedade. Recebam toda deferência da ASPRA e desse blog por mais essa ação exitosa.
Compartilhe essa matéria nas redes sociais.
ASPRA-BA/IOS











Um comentário:

  1. Parabéns PM's por ter salvo uma vida,pois seja qual for o crime que esse homem cometeu ele é um ser humano,um cidadão e merece pagar em vida pelo acontecido.

    ResponderExcluir