segunda-feira, 19 de março de 2012

Liliane de Souza reflete sobre O Inspetor Geral e o PSD da Irmã Ângela

Tenho aproveitado esse meu tempo para ler muita coisa e escrever outras, especialmente para trocar idéias com amigos nas redes sociais sobre a situaçõs políticas do nosso estado e município. Nesse ínterin, tenho lindo coisas boas e outras nem tanto, muitos pseudo intelectuais que se arvoram a falar de tudo com a profundidade de isopor sobre o veio de um rio. E nessas minhas garimpagens eis que encontro essa, que ouso considerar uma intelectual, não porque ela tenha se debruçado sobre os clásscios de qualquer ciência para lastrer sua fala ou porque ela tenha se apresentado como tal, até porque ela fez essa breve e profundo reflexão que ousadamente e sem a sua permissão publico aqui, no grupo da ASPRA no facebook e até agora ninguem se quer curtiu, é como se de nada tivesse valido a sua reflexão. Acontece que a referida reflexão e tão boa e de uma sobriedade e profundidade analítica e crítica que nem esperei o dia nascer para pedir permissão e publicar. Um intelectual do povo se conhce assim, não procura chamara atenção, mas um tesouro desse não pode ficar escondido e por isso que trouxe para o blog e faço questão que todos leiam porque considero a melhor crítica política que lí esse dias, gostaria que outros brogs reproduzissem porque a voz dessa menina tem que ter eco, especialmente nesse período pré-eleitoral onde aparecem muitos "Salvadores da Pátria" e a "Irmã Ângela" precisa saber que os cidadão de Ilhéus e não apenas Augusto Júnior e seus amigos, mais do que nunca estão de olho nela e na hora certa saberão dar a resosta, Parabéns  Liliane Evangelista de Souza pelo belo texto que fez refletir um pouco mais.  
Você que é um leitor e eleitor crítico e comprometido com o futuro da sua cidade compartilhe essa matéria nas redes sociais.



Por: Liliane Evangelista de Souza

Quem foi ao Teatro Municipal de Ilhéus assistir ao espetáculo popular - O INSPETOR GERAL - fixou a verossimilhança com o lançamento do PSD e da sua pré-candidata a prefeita a cidade de Ilhéus a "Fidelíssima Deputada Ângela Souza", ou melhor, para os que se dizem íntimos, simplesmente "Irmã Ângela"...
Como sou curiosa, fui aos dois espetáculos. O primeiro "um encontro entre a cidadania e a arte" - Diz, Paulo Skaf, Concordo plenamente com ele uma sátira em cordel diversificada pelos intensos e atual cenário político dessa cidade baseada no macro universo de Nicolai GOGOL, uma delícia para quem gosta de arte popular...Gargalhadas gostosas entre a plateia contagiada pela magia de um magnífico texto.
Já o segundo, continha em sua plateia uma diversidade de ideologias, mas muito recheio de pessoas uniformizadas com a SIGLA PSD, sem ter a mínima ideia do que acontecia...receberiam um lanche para balançar uma bandeira e aplaudir...além daqueles pseudo-intelectuais que acham que enganam parte do povo,os políticos de alguns municípios vizinhos, presidentes de partidos, sindicalistas, alguns vereadores, os vices Mário Alexandre (prefeito) e Otto Alencar (governador) e AS ESPOSAS DOS PMs PRESOS há mais de trinta dias.
Muitos personagens...e muitos discursos vazios no intuito de envaidecer a "Irmã", um deles me chamou a atenção pelo teor metafórico...senti muita vontade de sorrir! O discurso proferido por Carlos Ubaldino, deputado e colega de "Ângela", dizia mais ou menos assim: - Ilhéus povoada por uma escuridão, uma nuvem preta por anos... em meio a isso surge um pequenino vaga-lume com sua luz piscante, aquela escuridão reflexo de urubus foi ofuscada pelas piscadelas do vaga-lume. E quem era o destemido vaga-lume? Entoou estridentemente: - Ângela souza, a futura prefeita desta cidade! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
Enquanto isso: AS ESPOSAS DOS PMs PRESOS discursavam através do SILÊNCIO, amordaçadas por uma faixa preta e com cartazes que chamavam atenção da tribuna...
Entre a esperteza ou a nobreza, não sei, o vereador Marcos Flávio resolve tirar a venda dos olhos da mesa diretora e inclui em sua fala as ESPOSAS dos PMs que até o momento tinham sido ignoradas pelos demais.
Mas o grande conflito desse enredo ganha notoriedade com as palavras proferidas pela pré candidata do PSD a prefeita da terra de Gabriela, como muitos ali chamaram.
Dep. Ângela falou:...falou...falou e não apresentou se quer um projeto para Ilhéus, mas ao final fez questão de destacar que AS ESPOSAS DOS PMs PRESOS foram ajudadas por elas e que inclusive as hospedou em sua casa na Capital. Porém não disse na tribuna que a hospitalidade se tratava de um apartamento funcional pertencente ao Estado da Bahia. "A irmã", esqueceu dos ensinamento do SERMÃO DA
MONTANHA:
"Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á." Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita. Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á." (Mateus 6:2 - 4).
A trombeta tocada por Ângela ecoou aos quatro cantos. Todos ouviram, inclusive o Altíssimo!
Assim, recordei daquela engraçada sátira que a pouco tempo tinha me feito refletir sobre o cenário político da nossa cidade...A arte é mesmo magnífica por explorar o universo tão complexo com a naturalidade de um sorriso.
Espera-se que o ELEITOR tenha uma resposta para tudo isso na urna, que repense sobre o aspecto político-religioso, sobre a mascarada democracia, sobre a falta de dignidade que certos políticos tem conosco.
REFLEXÃO: Se a "IRMÃ" é um vaga-lume seu FILHO não é? Há quatro anos que o FILHO faz parte na nuvem de morcegos que sugam nas tetas Ilheenses sem se que dar um suspiro por falta de tempo!

Extraido do gruo ASPRA-BA Regional Ilhéus no facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário