terça-feira, 22 de maio de 2012

Este ano, Disque 100 recebe três mil denúncias sobre abuso infantil


Xuxa deu entrevista ao 'Fantástico' (Foto: Reprodução)
RIO - Casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, como os sofridos pela apresentadora Xuxa Meneghel, são comuns, e as denúncias aumentam a cada ano. O Disque-Denúncia Nacional (Disque 100) recebeu, nos quatro primeiros meses deste ano, 30 mil ligações, sendo 11% delas sobre violência sexual contra crianças dentro do lar - um aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo Itamar Gonçalves, gerente de programas da Childhood Brasil, entidade que luta pela proteção da infância, em 38% dos casos, o pai da vítima é o responsável pelo abuso. O envolvimento de outros parentes e de pessoas conhecidas da família também é frequente.
- São casos difíceis de confirmar, mas as denúncias cresceram. O Disque 100 passou a atender durante 24 horas, o que levou ao aumento do número de casos. É uma situação muito complicada para a criança ou adolescente. Na maioria dos casos, o abusador é uma pessoa de confiança da vítima - disse Itamar Gonçalves.

A apresentadora revelou domingo, em entrevista ao "Fantástico", da Rede Globo, que sofreu abuso sexual -,de um professor, de um amigo do pai, e de um homem que iria se casar com a avó dela -, até completar 13 anos. A coragem de Xuxa em expor seu drama foi elogiada nesta segunda-feira pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário. Em nota enviada ao G1 pela assessoria de imprensa da pasta, Rosário disse que o depoimento "representa importante apoio às pessoas que sofreram violência na infância".
Lei estende a prescrição de crimes contra crianças
A ministra ainda afirmou que o caso chama a atenção para a importância da Lei Joanna Maranhão, sancionada na semana passada, que estende a prescrição de crimes sexuais contra crianças. Com a lei, a contagem de tempo para a prescrição só vai começar quando a vítima fizer 18 anos, caso o Ministério Público não tenha antes aberto ação penal contra o agressor. Até então, a prescrição era calculada a partir da prática do crime.
Nesta segunda-feira, Xuxa agradeceu o apoio dos fãs em seu perfil oficial no Facebook. Na rede social, Xuxa afirmou que não se sente bem ao falar do assunto, mas disse que resolveu contar pelo que passou para ajudar outras crianças. A entrevista de Xuxa foi assunto nas redes sociais: "O que Xuxa contou nesse depoimento corajoso serve de alerta pra a realidade cruel que milhares de crianças e adolescentes vivem todos os dias", afirmou a atriz Juliana Alves. Ingrid Guimarães também apoiou: "Salve Xuxa".
Dois anos mais velho do que Xuxa, Blad Meneghel, irmão da apresentadora, ficou sabendo dos abusos na entrevista:
- A entrevista pegou a gente de surpresa. A família não sabia. Foi um ato de coragem. Não sei porque ela resolveu contar isso agora, aos 49 anos. Talvez tenha batido uma revolta. Ela resolveu falar como um alerta para que as crianças não deixem de denunciar . Por esse lado, faz sentido.
Yahoo.notícias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário