sábado, 21 de janeiro de 2012

Quase 500 policiais e bombeiros votam no plebiscito em Ilhéus


 Resultado:
Nº  Nome                         Votos     Percentual
1º  Luis Carlos (escuta)  252        50,8%
2º  Lúcio                           167          33%
3º  Júnior  (da ASPRA)    31           6,25%
4º  Josemario                   24           4,83%
5º  Cláudia Brasil              13           2,6%
6º Robson Melo               05             1%
7º Cardozo                       03             0,3%
8º Doda                            01             0,2%

Encerrou ontem ás 21 horas a apuração da prévia interna entre policiais e bombeiros militares para a escolha do candidato que a categoria deverá apoiar nas eleições municipais de 2012. Os policiais e bombeiros militares de Ilhéus deram um verdadeiro show, comparecendo em massa para votar, do mais novo, Thiago Antunes dos Santos (30.528.381-8) ao mais velho Benedito Batista dos Santos (30.093.694-5). Parece que dessa vez até os comandantes facilitaram a “velha fugidinha” aos comandados para votarem.
Contrariamente ao que muitos queriam e esperavam, os policiais mostraram que é possível a categoria unir-se em torno de um propósito comum. Com o resultado final, ficam poucas certezas e muitas dúvidas. Algumas certezas são: se a categoria verdadeiramente fechar em torno de um nome, certamente esse será eleito; a demonstração de força serve também de recado para os políticos oportunistas que usam os policias e nunca fazem nada em pró dessa categoria e não me refiro apenas aos vereadores, falo também dos deputados e especialmente do Governador que na primeira eleição usou o contracheque de um policial e depois deu às costas para a categoria. Entre as várias dúvidas colhidas dentre os pré-candidatos, os votantes e os civis que acompanharam todo o processo de perto ficam às seguintes: os candidatos que não foram vencedores abandonarão suas candidaturas? Os eleitores dos candidatos derrotados realmente apoiarão Luis Carlos (escuta) uma vez que esse assinou documento no qual não se comprometeu a abrir mão da candidatura caso não ganhasse a prévia? Esses são apenas alguns dos vários questionamentos que surgiram muitos outros virão, esses são apenas os primeiros capítulos dessa novela.
Após o resultado final do plebiscito o clima era de animação para uns e de tristeza para outros, Luís Carlos muito feliz, Lúcio preocupado, Júnior com a sensação de dever cumprido, Doda feliz, afinal de contas o candidato dele venceu Josemario surpreso com a sua votação, Cardoso na dele, Cláudia Brasil e Robson Melo não apareceram na apuração. Em conversa informal com alguns pré-candidatos, ao ouvir os comentários ou entrevistas, pudemos captar algumas falas: “não vou apoiar, ele não se comprometeu a abrir mão caso perdesse”, “vou pensar, mas acho que vou sair assim mesmo”, “não sairei candidato, mas apoiarei o segundo colocado já que o outro não se comprometeu a abrir mão caso não ganhasse” “sei que tenho 31 amigos na PM com os quais posso contar, eles conhecem a minha história e luta e demonstraram que votam com a razão e não com a emoção, eles me ajudarão a fazer a ASPRA crescer mais e consolidar o meu nome”, “quero ver se ele vai abrir mão para apoiar Escuta”.

Quem venceu com esse plebiscito?
Luis Carlos, o mais votado; ASPRA, a única Associação a participar ativamente do plebiscito, com três sócios na disputa e dois na comissão, e com a promessa de que membros da comissão irão se filiar; Júnior, mesmo sem tempo para campanha obteve 31 votos; a categoria dando uma demonstração sem precedentes de cidadania, mesmo que essa historicamente lhe tenha sido negada; a cidade de Ilhéus que vê uma categoria começar a criar uma consciência de classe. Vamos para frete e ver o que acontece após esse resultado, participe, comente o que achou desse plebiscito ou como acha que os pré-candidatos irão se comportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário