sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CIDADÃO MARGINAL

Augusto Júnior por: Augusto Júnior

Quem é esse “marginal” chamado Augusto Júnior que teve mandado de prisão expedido pela Justiça Baiana, que é caçado pelas Tropas de Elite da Polícia Federal, Polícia Civil e Militar, que o Governo Federal disponibiliza vaga em presídio de segurança máxima para deixá-lo recluso? Que a Rede Globo (Rede Bahia) execra e apresenta como um marginal de alta periculosidade, tentando jogar a opinião pública contra esse cidadão marginalizado pelo Estado da Bahia. Augusto Júnior, quem é esse terrorista?
A pessoa supracitada é apenas um cidadão como outro qualquer: um homem de 30 anos de idade, nascido e criado na periferia de Ilhéus, no Bairro da Conquista, Cristão Católico praticante da Paróquia Santa Rita de Cássia, catequista, vice-coordenador do Encontro Eucarístico Com Crianças - ENEUC, ex-coordenador de Grupo Jovem, do Grupo de Renovação Carismática, filho de um “trapicheiro”, arrumador, (pessoa que carrega 60 kg de cacau na cabeça), e de uma lavadeira da rouparia do Hospital São José. Casado há quase dez anos, pai de uma menina de nove anos de idade e de um menino de quatro meses. Pedagogo, Especialista em Educação e Relações Étnico-raciais, discente do sexto semestre do Curso de Direito, todos na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Supervisor Escolar da Rede Municipal de Ensino em Ilhéus, Policial Militar ainda, lotado na briosa, porém extinta RONDESP Sul.
Qual crime esse cidadão marginal cometeu? Todos os crimes que as pessoas de bem desse país deveriam cometer, os quais seus pais, pessoas pobres, mas honestas, lhes ensinaram desde pequeno, os crimes que também foram aprendidos na igreja, nas homilias dos vários padres que já ouviu. Os crimes que aprendeu ao longo dos dez anos em que está na UESC, especialmente os aprendidos agora no curso de Direito, com vários de seus professores e colegas, os crimes que vários amigos que não se calam diante das injustiças têm lhe ensinado ao longo desses trinta anos de vida. Sabem qual o principal crime? Lutar incessante e incondicionalmente por seus diretos, pela defesa dos interesses daqueles que historicamente foram marginalizados pela sociedade, por conta de uma ditadura que assolou esse país e que me parece não ter deixado de existir, só mudaram ao atores.
Nós Policiais Militares fomos usados pelos militares do Exército durante a Ditadura e somos usados contemporaneamente pelo sistema que alguns consideram democrático, fomos e somos até hoje marionetes nas mãos dos que estão no poder, começamos a despertar e refletir sobre essa situação. Quando a PM paralisa suas atividades, todos percebem a sua imprescindibilidade, assim como são imprescindíveis os médicos os professores e todos os demais servidores que fazem esse Estado funcionar. Não se pode admitir, dada a importância desse profissional e os riscos de vida que ele corre para cumprir com a sua missão que ele não seja reconhecido pecuniariamente por isso.
Que fique bem claro, reitero de forma peremptória, o crime que esse cidadão marginal chamado Augusto Júnior cometeu, não foi o de lutar por aumento salarial e sim lutar para que a lei fosse cumprida pelo Estado da Bahia, personificado na pessoa do Senhor Governador Jaques Wagner. Os policiais que lutaram ao meu lado e muitos estão presos agora, o que inevitavelmente me remete à ditadura, lutaram para que a lei 7.145/97 (Lei da GAP) fosse cumprida, para que o acordo firmado com o Governador no ano de 2009 fosse mantido. Esse é o “crime de terror” pelo qual sou procurado, esse é crime pelo qual Prisco e mais seis amigos pessoais de Ilhéus estão presos, bem como tantos outros guerreiros pela Bahia a fora.
Muitos que lêem essa carta que não me conheciam, agora me conhecem e podem emitir um juízo de valor sobre a minha pessoa sem se deixar influenciar pelos meios de comunicação de massa, especialmente os televisivos que prestam um desserviço social quando mostram inverdades tentando induzir as pessoas ao erro. Estou pronto para ser julgado, não pela justiça convencional ou tradicional na qual eu acreditava e quero voltar a acreditar e que sempre trabalhei para garantir. Coloco-me para ser julgado pela justiça do povo que certamente se identifica com a minha história, pois ao ler a Constituição Federal vê que nada ou muito pouco do que está escrito, se traduz em realidade. Como é possível conceber um país com a sexta maior economia do mundo em que crianças ainda morrem de inanição, pessoas morrem à míngua nas filas de hospitais, muitos são empurrados para a marginalidade por falta de emprego, educação, entretenimento, culturas diversas e lazer.
Esse cidadão marginal chamado Augusto Júnior foi tratado como um bandido de alta periculosidade, porque ele conduziu as pessoas de Ilhéus, do Estado e porque não ousar dizer do Brasil a discutir Segurança Pública com seriedade, pois lidamos com o principal dos diretos dos cidadãos, a vida humana e com a garantia de tantos outros direitos. Como seria possível garantir direitos se nem os nossos são garantidos, não seria isso um paradoxo? Esse cidadão marginal levou as pessoas a refletirem sobre o seu papel de protagonista na construção da história desse país que não é de uns poucos como eles querem fazer parecer.
Esse cidadão marginal tornou-se perigoso porque conseguiu fazer com que os praças, que muitos consideram uma subclasse ou uma categoria de analfabetos e alienados, se percebessem como cidadãos. Ora, se foi possível fazer isso com militares, quem têm auto-estima baixa, certamente seria possível fazer com civis que há mais de 510 anos tem dos seus direitos negados, para garantir a riqueza de poucos que historicamente legislaram, administraram e julgaram em causa própria. Uma pessoa que conduz outras à reflexão torna-se perigosa para os que ocupam os espaços de poder.
Agora sim, que já garanti o meu direito a ampla defesa e o contraditório estou pronto para ser julgado pela sociedade que jurei defender mesmo com o risco da própria vida e sei que nesse momento esse risco é real, mais do que nunca. Em nome da ASPRA, de todos os praças da Polícia Militar da Bahia e especialmente em meu nome, esse cidadão marginal que lhes fala, quero pedir desculpa por todos os transtornos causados pela paralisação dos praças da PM - BA, mas quero dizer que esse foi o último meio que nos deixaram para que o nosso grito de dor fosse ouvido. O grito da dor pela perda de muitos praças que são mortos todos os dias na Bahia, e ninguém faz nada, o grito de dor das mães e famílias que os enterra e o Estado as deixam órfãs. Sei que esse também foi o grito de dor dos que não tem o que comer, não tem o que vestir, não tem onde morar, não tem educação ou saúde de qualidade, não tem um salário digno para se manter. Tudo isso foi um mal necessário, assim como às vezes a própria polícia é um mal necessário! Mais uma vez obrigado e aguardo o veredicto da Sociedade Ilheense, Grapiúna e Reginal.
Na oportunidade quero agradecer a todas as manifestações de apoio ao nosso movimento, a cada pessoa que mandou alimentos, que foi ao batalhão declarar apoio, ao juiz, a promotora e procuradora que se sensibilizaram com a minha situação (não estou autorizado a dizer nomes) aos amigos da UESC que fizeram uma carta aberta, aos meios de comunicação sérios em especial aos blogs, a Ciro Zatele, ao Dino, Wagner e o exército da Força Sindical, ao SIDCACAU, SINDPOC, APPI/APLB, APPM, ARBS, Portuários, Advogados, em especial o Dr. Valdimiro Eutímio da ASPRA, a todas as pessoas jurídicas ou físicas que nos ajudaram e que agradeceremos publicamente numa carta aberta da ASPRA assim que as coisas se acalmarem. Um obrigado especial a cada pessoa que se preocupou comigo, que chorou e sorriu ao meu lado, que rezou por mim, mandou sms, mensagem no face book, que me disseram uma palavra de encorajamento, que não me disseram nada mas me deram um abraço apertado ou um olhar carinhoso. Um obrigado mais especial ainda aos sócios da ASPRA de Ilhéus e Região que acreditaram em mim, a cada soldado, cabo, sargento, subtenente, a cada familiar ou amigo de policial que cuidou de mim durante o movimento como se estivessem cuidando de um filho. Fique aqui registrado o meu muito brigado a todos (as).

Augusto Leite de Araújo Júnior – Cidadão Marginal

13 comentários:

  1. josivaldo143@hotmail.com17 de fevereiro de 2012 às 17:48

    Sou de Ilheus li e concordo plenamente com tudo que está escrito,mais moro em salvador,e aqui vimos onibus ser atravessado na paralela, onibus ser tocado fogo pessoas serem mortas por policias,casas comercias foram saqueadas por pesssoas ligadas á policias, tudo bem vc não´pode pagar esse preço sozinho mais aconteçeu tudo isso.tomara que dê tu certo com vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acontece que isso foi caso isolado ! A Milicia mataram gente assim disse a POLICIA CIVIL nas suas investigação ! e sabe quem financia a Milicia ? Comerciantes , para limpar a sua zona de comercialização ! nada haver com os PMs serio e honestos da corporação da Policia Militar

      Excluir
  2. Força Augusto Júnior,sei que você foi e sempre será um guerreio para o nosso país.Acredito muito em sua luta e desejo toda sorte do mundo.
    Esperamos logo por sua volta.

    ResponderExcluir
  3. Conheço profissionalmente, Augusto. Funcionário exemplar que sempre atendeu prontamente as escolas de Ilhéus quando fazia parte da Ronda Escolar. Integro e respeitador, cumpridor de seu dever enquanto policial. Mas sou admiradora da pessoa de Augusto, batalhador, amigo, cordial, responsável, tranquilo e principalmente pela luta de uma cidadania para aqueles que precisam compreender que ser cidadão não é só ter um titulo de eleitor, mas também exercer e reivindicar seus direitos. Força Augusto...

    ResponderExcluir
  4. Conheço vc e estimo muito sua amizade, espero em Deus uma oportunidade próxima de te dar um abraço e te dizer o quanto vc é amado por todos que realmente lhe conhece...escrevo em lágrimas pq como policial ví de perto sua luta pelo melhor todos nós da briosa...vc nos fez ver quanto somos fortes unidos e o quanto realmente somos importantes! Deus te abençoe e guie seus passos!

    ResponderExcluir
  5. Tenha certeza meu irmão que sua luta não foi em vão, e não sera pois depois desse movimento os policias serão vistos com outros olhos, pela sociedade, pelos seus gorvenantes e pelos seus pares, pois você me mostrou que podemos mudar tudo basta querer! Um forte abraço e com certeza sairemos bem dessa!
    ass: SDPM Ventura

    ResponderExcluir
  6. Eu quero você Augusto Junior defendendo agente na mesa da Câmera de vereadores ! Meu voto é seu !
    #Euapoio

    ResponderExcluir
  7. "guerreiro destemido".

    peço a Deus que te proteja e contenui te abençoando como sempre tem feito e que nunca lhe falte no momento em que peder as forças,e quando se sentir só lembre que eu vou está a cada minuto e segundo orando por vc .
    Deus tem visto sua luta e nunca vai te desamparar.

    ResponderExcluir
  8. Rita de Cássia-radialista -DRT-1939 Ilhéus/Ba.19 de fevereiro de 2012 às 02:48

    PORQUE OS LIDERES DO MOVIMENTO DA GREVE DA PM SÃO BANDIDOS???

    Porque os lideres Marco Prisco,Augusto Jr e demais são bandidos???Quais foram
    os crimes que eles cometeram???O crime de está lutando para receber os direitos já adquiridos deles e da sua categoria???As reivindicações da Policia Militar no plano remuneratório são muito semelhantes ás pleiteadas pelos Servidores da Saúde do Estado,que também estão em luta pela URV,incorporação da GID,pela elevação do piso salarial e implementação do plano de carreira,cargos e vencimentos (PCCV) e pela proposta de reajuste.O governador necessita ser mais sensível ,ter entendimento e saber negociar com as categorias;Essa guerra não estaria acontecendo se ele tivesse negociado.O governador (Jaques Wagner),foi eleito porque ele mostrou várias vezes os contra-cheques dos servidores públicos na TV, demonstrava ser contra a situação pela qual os servidores públicos estavam vivendo naquela época.Dizia ser :A nossa melhor opção;FOI ELEITO SIM, E REELEITO,Com muitos votos de servidores da:Saúde,Educação e principalmente da Segurança.Hoje,a realidade é outra,o discurso é outro.DEUS me livre!!Eu tenho vergonha de ver a minha Bahia da forma que ela está sendo administrada.Ufa!!!

    Rita de Cássia Carvalho Oliveira-Assessora,cerimonialista,diretora de comunicação do sindicato dos radialistas de Ilhéus DRT-BA 1939,delegada do Sindsaúde-Ilhéus e familia PRP.

    ResponderExcluir
  9. Rita de Cássia-radialista -DRT-1939 Ilhéus/Ba.19 de fevereiro de 2012 às 02:52

    Na força do braço não venceremos nada,mas na força da fé venceremos tudo!!!Augusto Júnior,eu profetizo que o melhor de DEUS ainda está por vim.Creia que o DEUS,pai todo poderoso,criador dos céus e da terra não ti deixará e não deixará nenhum dos teus filhos guerreiros envergonhados...(Salmos 25).Fique na paz de DEUS.

    ResponderExcluir
  10. Vivas, ao Augusto! Quem ler esta carta, por mais que ache susprirante ou surpreendente, não deve se surpreender. Isso é apenas um símbolo do potencial deste ser humano exemplar, que é Augusto Júnior. Alguém que sabe no que se apega e posiciona-se fundamentado naquilo que há de mais louvável: a razão. Talvez, as surpresas estejam por vir ainda. Aliás, elas virão e vocês verão, porque ninguém tirará de ti, Augusto, o brilho que tens para perplandecer. Eles tentam te reprimir, mas acabam te dando um pulsar maior; te pressionam, e só revigoram tuas forças; querem apagar teu ânimo, mas, reacendem. Os senhores do poder de hoje, tal qual os de engenho de outrora, ainda não notaram que Augusto está munido de valores, honra, moral, dignidade... e, por isso reage como uma mola, que quanto mais é cumprimida mais acumula energia de reação. Já há quem veja esse efeito do "tiro que sai pela culatra", coisa que um dia eles perceberão querendo ou não; e, certamente não tardará.

    Parabéns, Augusto! O povão daí, de Ilhéus e região, precisa de você.

    Aos que lêem realmente, cabe alguns detalhes a mais. Talvez, nestes, surja a indagação: se Augusto tem tanto valor, por que então o governo condena ele? A história explica esta contradição. Muitos são os exemplos, como Canudos com Antônio conselheiro; frei Caneca; Padre Cícero; João Cândido (o marinheiro apelidado de almirante negro) da revolta da chibata; mas um dentre eles, que ilustra bem tal fenómeno é Tiradentes. Hoje ele é nosso herói da independência, mas, na inconfidêcia foi condenado como autor do crime de "LESA MAJESTADE", o máximo da época. A pena foi tamanha que seus familiares foram expulsos e suas terras foram salgadas, além de ele ter sido enforcado e esquartejado... Quem fez tal ato ediondo? Um governo.

    Porém, se isso tudo não basta para abrir olhos incautos quanto à estupidez que um governo mal apronta, pode-se avaliar o caso concreto da Bahia a partir da seguinte observação:
    todo mundo tem uma idéia do que seja um 'PM' bandido, aquele atua em gangues de assalto, tráfico, e etc.e que os noticiários divulgam de vez em quando. Ok? Todos concordam que tal elemento não faz greve, né? Até porque não precisa nem vai se expor por besteira, como aumento salarial. Bom, dito isto, repare bem que na lógica do governo baiano, ele tenta fazer uma 'limpeza' banindo PMs grevistas; não é isso? Agora raciocine e me diga, se tirarem os PMs que fazem greve, quem restará para cuidar do cidadão? Pense!


    Josafá Ramos dos Santos SD PM da 67ª CIPM/Presídio regional de Feira de Santana.

    ResponderExcluir
  11. Augusto,,, você não esta só nessa luta, a palavra do Senhor Diz: "O choro pode durar uma noite mais a alegria vem ao amanhecer". Pereirinha

    ResponderExcluir
  12. AUGUSTO QUE DEUS TE ABENÇÕE SEMPRE.

    ResponderExcluir