terça-feira, 15 de maio de 2012

Facções disputam pontos de drogas e dividem até presídio em Itabuna

A direção do Presídio de Itabuna, no sul da Bahia, reconhece que os detentos das duas facções têm que ficar separados. A polícia acredita que a disputa entre os grupos esteja por trás da violência na cidade.

Mauro Anchieta 
Salvador 
Itabuna é uma cidade de 200 mil habitantes no interior da Bahia. Tinha tudo para ser tranquila, mas a disputa por pontos de venda de drogas alimenta a violência nas ruas. E não para nem mesmo quando os traficantes são presos.
"Você vê todo mundo falar: ‘sou Raio A ou sou Raio B’. Quem é Raio A, eu vou matar. Se eu sou do Raio B, eu vou matar”, revela um ex-detento que viveu o clima de terror do Presídio de Itabuna, dividido por duas facções rivais. Cada grupo ocupa uma ala do prédio construído para abrigar 480 presos. Hoje, tem o dobro.“Quando eles vão dar entrada no sistema prisional, quando é feita a revista, é feita a qualificação, eles geralmente indicam: ‘eu pertenço ao grupo do Raio A ou pertenço ao grupo do Raio B ou não pertenço a nenhum grupo”, conta o capitão Nelmir Franklin de Souza, da PM.

A direção do Presídio de Itabuna, no sul da Bahia, reconhece que os detentos das duas facções têm que ficar separados. “Se juntar hoje, provavelmente poderá ocorrer algum conflito, como ocorreu no passado recente, em que tivemos esses dois grupos se enfrentando”, declara o diretor do presídio, Fábio Santana.
A polícia acredita que a disputa entre os grupos esteja por trás da violência na cidade. “Por conta disso, esses indivíduos estão passando pela cidade, encontrando desafetos e efetuando disparos mortais”, declara o coordenador regional da Polícia Civil, Moisés Damasceno.
“Eles não têm o mínimo receio de serem alcançados pela polícia, de serem processados, de serem condenados. E se forem condenados, vão para um presídio que eles dominam”, afirma o sociólogo Carlos Alberto Gomes. 
A Secretaria de Administração Penitenciária informa que vem acompanhando de perto a situação do Presídio de Itabuna e que já tomou algumas medidas para amenizar o clima de tensão entre os detentos. 
Em nota, a secretaria diz que uma das providências é o isolamento dos chefes desses grupos e lembra que não é permitido aos presos determinar áreas de exclusão na unidade.


Clique aqui para ver o vídeo

G1

Um comentário:

  1. Pega esses delinquentes coloca no avião presidencial e joga todos eles sem paraquedas na selva amazônica e/ou no alto mar sem coletes salva vidas e em um lugar que tem bastante tubarões brancos e se for no rio Amazonas onde habitam os jacarés famintos...RESOLVIDA A QUESTÃO!!!

    ResponderExcluir